05/10/2011

Redson e o A.C.X.O.

Passado o susto (não a tristeza) pela morte do Redson, quero compartilhar com os leitores do Factor Zero um momento bem pouco conhecido da carreira desse ícone do punk nacional. Em 1981, Redson gravou uma demo tape com quatro músicas. Fez tudo: baixo, bateria, guitarra, voz... e gravou nos fundos de sua casa, no cômodo onde o Cólera ensaiava (e outras bandas também, como o Olho Seco e o Anarcoólatras).
Redson chamou a experiência de A.C.X.O. e, apesar de ser uma gravação de qualidade bem precária, mostra a sua genialidade como compositor. Sempre gostei muito dessas faixas que mostram o Redson numa fase mais revoltada, antes de sua militância pacifista. Não tenho nada contra esse outro lado, mas acho que ele era mais criativo quando não era tão panfletário.
Musicalmente, as músicas do A.C.X.O. têm um pouco de Cólera (claro, ele também compôs 98% do repertório da banda), tanto que duas entraram para o repertório do grupo e estão no primeiro LP (o tosco, mas ótimo, Tente Mudar o Amanhã). Uma foi Anjos do Beco e a outra 11 e 6, esta última com novos acordes e mudanças na letra (passou a se chamar Amnésia).
O registro vale como curiosidade para os fãs e resgata essa fase mais "despojada" do Redson, como mostram esses versos de da faixa Contato:  "Tou revoltado com o barulho do motor / Tou revoltado com a fumaça do cigarro / Tou revoltado com a falta de recurso /E com a deturpação do meu pensamento".
A título de curiosidade, Redson teve outro projeto paralelo ao Cólera, lá por 83 ou 84, na fase em que os punks não podiam tocar em nenhum lugar de São Paulo, chamado Rosa Luxemburgo, uma banda "new wave", da qual, infelizmente, não tenho nenhum registro. 


Descanse em paz, guerreiro!

Obs: este post foi atualizado. A memória me traiu! Como bem lembrado pelo Risto nos comentários, o nome correto do projeto é A.C.X.O. e não "A.X.O."... neurônios, quem precisa deles??? 

Clique aqui para baixar a demo do A.C.X.O. 




11 comentários:

  1. Pois é, rapá... lembro que no mesmo dia do acontecido eu ainda o vi pela manhã no facebook... Foda.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11/23/2011

    Caraca que achado ein! não é atoa que o FZ é um dos melhores blogs sobre punk

    Ass: Kanella

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1/07/2012

    Essa musica "11 e 6" é cover do Easybeats - Friday on my mind http://www.youtube.com/watch?v=NSowZcvoqr4

    ResponderExcluir
  4. Uia! E não é que é a mesma música! Eu conheço Easybeats (o guitarrista é irmão do Angus Young, do AC/DC!), mas nunca tinha ouvido essa. Apesar de o A.X.O. ter caído no esquecimento, o Redson nunca falou que esse som fosse um cover. Portanto, cheira a plágio. Boa sacada, meu caro...

    ResponderExcluir
  5. Anônimo2/16/2012

    Hey Strongos! Little correction: the right name for this Redson`s project was A.X.C.O.

    Greetings from Finland!

    Risto Eronen

    ResponderExcluir
  6. Anônimo3/05/2012

    O que muita gente nao sabe e que uma das cancoes,era na verdade uma versao de "friday On my mind" dos Easybeats..ficou meia estranha mas ouvindo a original,voce percebe que ele tirou dali.Pode ser que ele conhecesse a versao do david bowie ou entao ,a do london.
    Vida longa !

    ResponderExcluir
  7. Anônimo9/15/2012

    Parece que o Redson morreu e levou o blog junto... RIP Factor Zero

    ResponderExcluir
  8. Posta mais pra gente aí, cara! Seus textos são excelentes, descobri várias boas bandas por aqui.

    ResponderExcluir
  9. Segundo o Discogs, a banda se chamava ACXO e algumas das músicas dessa demo aparecem em duas coletâneas lançadas na Inglaterra:
    http://www.discogs.com/artist/2893937-Acxo

    ResponderExcluir
  10. "Abrindo as mãos
    Me posicionei... Pombas ao ar, soltei!
    Sentindo o frio que essas grades têm...
    Pombas ao ar, soltei..."

    Pequeno trecho de uma das musicas que lembroo do Rosa Luxemburgo.
    Tive o prazer de assitir alguns ensaios.

    Saudade do Redson!

    ResponderExcluir
  11. as arvores surgem de sementes, muito do criado pode ser modificado a arte cria a arte

    ResponderExcluir