09/08/2008

Uns caras estranhos...


Demorei pra falar do Weirdos, uma das minhas bandas favoritas. Formado no final de 76, em Los Angeles, os caras tocaram regularmente por alguns anos, mais exatamente até 1981, lançaram diversos compactos mas não chegaram a gravar um LP. A primeira formação tinha os irmão John e Dix Denney, respectivamente vocalista e guitarrista, Cliff Roman na segunda guitarra e o baixista Dave Trout. Começaram sem baterista (!) e assim fizeram três apresentações até Nickey Beat assumir as baquetas. Mas a banda teve mais de uma dezena de mudanças, permanecendo sempre o núcleo dos brothers Denney e Cliff.
Além do som, eles tinham uma atitude bem punk: faziam (ou destruíam) suas próprias roupas, cortavam seus próprios cabelos e criavam as capas dos discos. Mas acima de tudo compuseram grandes músicas, como We got the Neutron Bomb, Teenage e Message from the under world.
Depois de ficarem um tempão sumidos, em 1990 eles reapareceram com o LP Condor, produzido e patrocinado por Flea, baixista do Red Hot Shit Peppers e fã da banda. Não é um disco chato como muitas produções de "reuniões" de bandas antigas. Falta a criatividade e energia dos primeiros anos, mas pelo menos não tentaram repetir uma fórmula que carece de um ingrediente essencial: o contexto, o espírito da época. Basta ouvir Weird World de 91, uma coletânea com 14 sons da primeira fase, certamente, um dos grandes disco de punk rock de todos os tempos. Em 2003, a Frontier Records lançou Weird World vol. 2, com mais sons inéditos (demo tapes e ao vivo) da fase antiga.
O som deles foi definido pelo próprio John Denney (odeio traduções, então se vira para entender): "the Weirdos were a speeded-up Rock and Roll hybrid, equal parts Stones, Faces, Who, Stooges and New York Dolls. But without a doubt, the main catalyst in the development of the Weirdos was the release of the Ramones' first album. That's what pushed us over the edge. See kids, we respect our elders." Acho que ele forçou em relação a Stones, Faces e The Who...
Baixe Weird World vol. 1 (o 2 vou postar mais na frente, prometo). Mais um indispensável .

2 comentários:

  1. Anônimo10/29/2008

    Clássico!Esses caras são foda...
    Parabêns pelo excelente blog!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado meu camarada... e continue visitando o blog...

    ResponderExcluir