07/07/2008

OS CÃES FRANCESES

Confesso que nunca fui muito fan do Punk francês. Mas não dá para negar que por lá surgiram ótimas bandas. O The Dogs está entre as melhores não apenas daquele país, mas de toda a história do Punk. Com um som bastante influenciado pelo chamado "pub rock", que nada mais era do que o rock dos subúrbios que tinha nos pubs seu único espaço e foi a base do Punk inglês (não, não foram apenas os Stoges, os New York Dolls e os Ramones que deram as coordenadas para o Punk Rock, por isso não acredito que o Punk seja americano ou inglês, mas sim algo que "estava no ar" em meados dos anos 70 em diversos países), o The Dogs é uma daquelas bandas incompreensivelmente não reconhecidas. A história deles começa em 1973 (!) e na primeira fase tinha a seguinte formação: Dominique Laboubbé (guitarra e voz), Paul Peschenaert (guitarra), François Camuzeaux ou Zox (baixo) e Michel Gross ou Mimi (bateria). Nessa época tocavam basicamente covers de The Kinks, Flammin' Groovies, Gene Vincent, Pretty Things e Velvet Underground, mas já com uma pegada mais acelerada. Também tinham algumas composições próprias. Em 76, Paul e Zox trocaram o The Dogs pela banda de Larry Martin, um cantor pop daqueles bem comerciais. Para seus lugares foram escalados, primeiro, o baixista Hughes Urvoy de Porzompac e, depois, o guitarrista Jean Yves Garin. Com essa formação eles finalmente lançaram, já em 1978, um single (o primeiro independente francês!) com três músicas: Charlie was a good boy, No way e Nineteen, esta última incluída na lendária coletânea "Streets" (um dos próximos posts), algo incomum até hoje. Afinal, ingleses e francese não se bicam. Ainda em 78, saiu o maxi-single "Go where you want to go", com 5 sons: Teenage fever, Go where you want to go, Here comes my baby, My life e You’re gonna loose me. O primeiro LP só seria lançado em 1979, com o título "Different". Nesse disco aparecem na capa com um visual tipicamente dos anos 60, estilo Kinks e Beatles, por isso foram tachados, erroneamente, de "mods revivalistas". Ainda não seria o melhor disco deles, mas é muito bom, não fica devendo em nada para bandas inglesas muito cultuadas da época. Mas é o segundo LP, "Walking Shadows", lançado em 1980, que coloca a banda como um dos grandes clássicos do Punk, com um som bem mais pesado e agressivo, sem perder a base melódica setentista. Depois disso, o The Dogs manteve uma carreira relativamente bem sucedida, com vários compactos, participações em coletâneas e bons discos, mas nenhum tão brilhante como os dois primeiros LPs. Inevitavelmente, passaram por várias mudanças na formação e em 1989 restava apenas Dominique dos Dogs originais. Em 2002, depois de quase 30 anos na estrada, a banda finalmente conseguiu sua primeira turnê americana, um sonho (?) de Dominique que, ironicamente, após o segundo show adoeceu gravemente e morreu em conseqüência de um câncer no pulmão.
Saiba mais sobre a banda no site:

http://dogs.connection.free.fr/index.html


Para baixar o LP "Dogs Bite Back", uma coletãnea com os dois primeiros compactos e algumas músicas dos dois primeiros LPS, clique aqui:
 

DOGS - BITE BACK

1 - No Way
2 - 19
3 - Charlie Was A Good Boy
4 - Teenage Fever
5 - Here Comes My Baby
6 - My Life
7 - You're Gonna Lose Me
8 - Boris The Spider
9 - A Different Me
10 - Gotta Tell Her
11 - Terminal State
12 - Lonesome Hearts
13 - Alogomania
14 - 7925
15 - Evil Heart

12 comentários:

  1. desgraçadamente sonzão!

    ResponderExcluir
  2. E que som! Como eu digo sempre, o Punk dos anos 70 tem milhares de bandas incrivelmente boas que acabaram ficando pouco conhecidas, mas sempre haverá tempo para redescobri-las. Volte sempre que vc vai achar outras sonzeiras por aqui...

    ResponderExcluir
  3. Anônimo9/10/2008

    Dogs é muito bom. Som único, ninguém fazia, nem fez depois, algo parecido. Os caras tinham uma levada muito legal nas cordas. Vários clássicos instantâneos.

    ResponderExcluir
  4. Se vc conseguir o "Walking Shadows", segundo LP deles, vai pirar... eu tive, não tenho mais e não consigo achar pra baixar!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo9/11/2008

    já procurou no blog powerpop criminals? Lá eles têm quase tudo dos Dogs. Gosto muito do primeiro disco e dos compactos, maravilhosos.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo3/11/2009

    Eu gostava de encontrar na net era o album do Zox "City of Silence"...

    ResponderExcluir
  7. Anônimo11/19/2010

    Também eu, e se calhar fui eu que escrevi a ultima mensagem...

    ResponderExcluir
  8. Anônimo4/27/2011

    Ainda procuro, tenho um disco riscado, já comprei mais dois vinis riscados; alguém que tenha iisto e equipamento para ripar p'ra digital...por favor.
    Zox City of silence, há anos que não ouço isto sem riscos.;(

    ResponderExcluir
  9. Anônimo4/27/2011

    Praticamente nimguém conhece esta merda...

    ResponderExcluir
  10. Anônimo6/07/2013

    http://www.rock6070.com/forumarchives/viewtopic.php?f=9&t=9912

    ResponderExcluir
  11. Nossa cara sera que teria como vc reupar o link nao esta mais funcionado
    Parabens pelo blog espero que volte ele a ativa

    ResponderExcluir
  12. Link atualizado. Manda bala...

    ResponderExcluir