28/05/2008

SEXO, MOTOCICLETAS E ROCK’N’ROLL

O Speed Twins é um dos casos mais curiosos do punk. A banda é desconhecida até mesmo em seu país de origem (Holanda) mas foi uma das maiores influências do punk brasileiro. No final dos anos 70, o LP It’s More Fun to Compete - não se sabe como - chegou por aqui e foi parar nas mãos do pessoal da Vila Carolina (São Paulo), berço dos Condutores de Cadáver e do Restos de Nada, pioneiros do punk brasileiro (junto com o Cólera, que era do Capão Redondo). Especialmente o Condutores adotou uma sonoridade muito parecida com a dos Gêmeos Velozes: guitarra extremamente distorcida, com acordes básicos de duas cordas acompanhando a linha do baixo, aliada a uma batida mais “seca” com pouco uso dos pratos.
A banda foi formada em 1977, em Arnhem, uma cidade do leste holandês, próxima à fronteira da Alemanha. No início, contava com Jody Daniel e Vera Groen nos vocais, Jacki no baixo, Leen Barbier na guitarra e Nico Groen na bateria. Com essa formação o Speed Twins lançou, além do LP citado acima, os compactos Football Song/Two Wheels e My Generation/Two Friends. Esta foi a fase punk da banda, com um som agressivo, temática e visual recheado de referências sadomasoquistas, quase pornô. O nome Speed Twins é uma referência a um modelo de motocicleta da Triumph, criada em 1937 por Edward Turner, uma moto de 500cc atraente para os apaixonados por velocidade. Assim, algumas músicas falam sobre motocicletas também. E, claro, cerveja! Nessa época, abriram alguns shows do Sex Pistols na Holanda.
Depois que essa formação se desfez, em 1979, a banda foi reformada e passou a fazer um som mais rock’n’roll e menos punk. Apenas Barbier e Daniel continuaram no grupo, que nesse período gravou o single Blackmail/Bomb in the Jukebox. Após esse disco, mais mudanças nos membros e no som, que passou a ter uma pegada mais pop. Nessa fase, que durou até 1982, participaram de uma coletânea beneficente em prol de refugiados vietnamitas e lançaram um compacto com as músicas Obssessed e Sideshow. Em 1989, ironicamente, Jody Daniel morreu em um acidente de moto, sua maior paixão.
Baixe o LP It's More Fun to Compete, uma verdadeira gema do punk rock

SPEED FACTS
  • Jody Daniel era inglês e antes do ST cantou em bandas de folk music, influenciadas por Bob Dylan (!). Depois do ST não atuou mais como músico.
  • O guitarrista Leen Barbier, antes do ST foi baixista das bandas Hank the Knife e The Jets. Depois do ST, fundou o Turbo, com um som mais hard rock, que durou até 1980 e lançou três LP (Turbo, 1979; You Girl, 1980 e Turbolence – Live, 2002) e três compactos. Depois participou do Diesel, em dois LPs (Watts in a Tank, 1980, e Unleaded, 1983) e um CD (Van Hoo presents Diesel on the Rocks, 2001). Esteve ainda em um grupo chamado No Exqse, que lançou o LP Too Hard To Handle, em 88, além de três singles, no mesmo ano. Em todas essas bandas era guitarrista e vocalista.
  • O baterista Nico Groen saiu do ST e foi para o Flavium, uma banda de blues, sua verdadeira praia, já que antes do ST tocara em diversas bandas deste estilo. Participou também do No Exqse.
  • Sobre Jacki e Vera Groen, sei apenas que estiveram na primeira fase do ST, que aliás é a única que realmente vale a pena. E como vale!

9 comentários:

  1. Tudo bem Davi?
    Sou amigo do Marcelo que trabalha contigo, ele me passou o endereço do blog e curti demais, tanto os comentários sobre as bandas quanto o acesso ao som (e o músicas também), pois nunca tinha ouvido nenhuma.
    Parabéns por essa reativação virtual do seu zine, um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Daniel, desculpe demorar para publicar o comentário, mas deixei o blog em suspenso um pouco. Não deixe de visitar o espaço de vez em quando, vou colocar muita coisa por aqui.
    Falô meu camarada!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10/29/2008

    Putz! O Zshare fica dando volta e não libera o arquivo...

    ResponderExcluir
  4. Ultimamente o Zshare tá com pau mesmo. Vou realocar o arquivo para o Mediafire, ok?

    ResponderExcluir
  5. O link novo é http://www.mediafire.com/?nz2052myzgz

    Blz?

    ResponderExcluir
  6. Anônimo10/30/2008

    Agora foi! Muito obrigado e mais uma vez parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  7. Pierre-RJ11/01/2008

    Uma das melhores guitarras no punk!!!!!!!! Temática muito interessante, referindo-se ao S&M! Se eu conhecesse este som em minha época de militância na cena punk, certamente este sons seriam uma forte influência nas bandas em que toquei!!!!!!
    Muito obrigado por disponibilizar estes sons!

    ResponderExcluir
  8. Pierre, eu que agradeço o comentário e desculpe a demora para a réplica. Em que bandas vc tocou? Se tiver intersse em contar umas histórias, podemos fazer um post....
    Saudaçõee anárquicas

    ResponderExcluir
  9. Callegari6/16/2011

    Speedtwins foi a grande influência das primeiras bandas punk de SP.
    Condutores/Restos de Nada/Incoentes.

    ResponderExcluir