16/05/2008

Classic Punks from L.A.

O punk rock californiano ficou famoso com bandas como Adolescents, Black Flag, Agent Orange, Dead Kennedys, Social Distortion, etc. Um pouco antes, porém, outros grupos da região já faziam um puta barulho. Entre os mais famosos estavam Germs, Weirdos, Zeros e Dils. Mas havia dezenas de outras, entre elas o F-WORD, que acabou sendo a primeira banda punk daquelas bandas a lançar um LP (na verdade, rolavam vários EPs de 7'). O disco, Like it or Not, foi gravado ao vivo e a qualidade não é das melhores, mesmo assim o som é muito bom, tanto que influenciou todo esse pessoal citado aí em cima.
O F-Word foi formado em 1977 pelo guitarrista Dim Wanker (nome real: Kenny Sercu). Os outros membros eram Rik L Rik (Richard Elerik), no vocal; Steve Effete, no baixo e Chris Crisis, na bateria, que seria substituído por Dutch Schultz (David Schultz), ex-City Boys e bem mais experiente que os outros, que tinham entre 16 e 17 anos. Mais tarde, Hector Penalosa, ex-Zeros, assumiu as baquetas, mas no disco é Schultz quem toca. A influência maior, como não poderia deixar de ser, era Stooges (no disco eles tiram No Fun), MC5 e bandas da Costa Leste, como Ramones e Dictators.
Particularmente, considero este um dos melhores discos de todos os tempos. Quando ouvi Eat Your Dinner pela primeira vez, não acreditei na velocidade (na época, ainda não existia hardcore). Do the Ninil é um clássico, pesada, assim com Hillside Stranger, que conta a históriade um serial killer. Government Official é incrivelmente atual, tanto que acabou regravada pelos suecos do Sator. Bad Girl é uma faixa ao melhor estilo Johnny Thunders. O disco tem ainda Shut Down, uma música do Germs, que saiu primeiro com o F-Word (!).
Baixe Like it or not, um dos melhores discos da década de 70.

F-FACTS
  • Rik L Rik morreu em 2000, em consequência de um câncer no cérebro.
  • Logo que o F-Word acabou, em 78, ele gravou com o Negative Trend, outra banda seminal, que tinha o baterista Steve DePace e o baixista Will Shatter, fundadores do Flipper, uma das bandas mais originais e influentes da Califórnia. Ao lado de The Crowd e Simpletones, o Negative Trend participou das coletâneas Tooth and Nail e Beach Blvd (apenas com o nome de Rik L Rik), dois grandes clássicos do punk californiano. Depois disso, montou a Rik L Rik Band, ainda em 1979.
  • Nos anos 90, RLR esteve em várias bandas como The Slaves, Holy Riders, Garbage Hearts,The Celestials e Electric Frankenstein. Nesta última, ele participou de um só disco e fez dois shows. Na verdade, o vocalista e dono do EF, Jim Foster (Adrenalin OD), o homenageou pelos 20 anos na cena punk.
  • Dim Wanker abandonou o apelido e sumiu por uns tempos depois que o F-Word implodiu. Nos anos 90, reapareceu e tocou com uma porrada de gente de vários estilos. A última banda que participou foi o Thrasher Cadillac, que faz um som bem rockabilly à moda dos anos 50.

2 comentários:

  1. Tem como reupar?
    Abraço!

    E parabens pelo blog, só coisa fina.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo7/16/2012

    Reapado no link abaixo

    http://www.mediafire.com/?bmph7kcdo0467zn

    ResponderExcluir